sábado, 18 de maio de 2013

Quanto tempo o produto pode ficar na assistência técnica???



É muito comum que vários produtos apresentem vício ou defeito dentro do prazo de garantia. Hoje a postagem vai para todos que já tiveram ou ainda terão que enviar algum pertence à assistência técnica.
ALERTA: A assistência técnica não pode passar a vida toda com o seu objeto... Existe prazo a ser cumprido! É fundamental estar muito claro que,  O FORNECEDOR OU A AUTORIZADA TERÁ SOMENTE 30 DIAS PARA REALIZAR O CONSERTO DO PRODUTO.
Na prática, se não houver nenhuma autorizada em sua cidade, geralmente a empresa disponibiliza o serviço de frete grátis. O prazo neste caso, começará a contar a partir da data de envio do mesmo, sendo comprovada com aquele papelzinho que os Correios entregam no ato da postagem.

Caso o prazo não seja cumprido, o consumidor poderá requerer :
A devolução do valor pago pelo produto, acrescido de correção monetária;
A substituição do produto velho por outro novo, em perfeita condição de uso;
O abatimento proporcional do preço.

          Observe o que diz o art. 18,  § 1°, do Código de defesa do consumidor:

         § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
        I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
        II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
        III - o abatimento proporcional do preço.

Lembre-se que esse é o seu Direito. E, caso não seja atendido, procure imediatamente os órgãos de defesa ao consumidor, tais como o PROCON ou JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.


Espero ter ajudado... Grande Abraço!!!

20 comentários:

  1. Deixei meu celular na loja para ir pra assistência e fui informado que agora o prazo é de 40 dias. Houve alguma mudança no prazo que era de 30 dias?

    ResponderExcluir
  2. Não não. Nenhuma mudança! O prazo é o mesmo- Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

    I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

    II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

    III - o abatimento proporcional do preço.

    ResponderExcluir
  3. Referente ao prazo são 30 dias uteis ou 30 dias corridos a partir do dia que deixei na loja para ser enviado para assistência técnica??

    ResponderExcluir
  4. Samandra, o prazo é de 30 dias corridos a contar da notificação do fornecedor. Logo, é muito importante que se tenha algum documento que comprove a data dessa ciência do fornecedor, como protocolo, número de ordem de serviço ou carta c registro de recebimento. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Comprei um celular há 04 meses e ele está na assistência técnica pela 2ª vez. É verdade que se o produto apresentar defeito pela 3ª vez, posso exigir meu dinheiro de volta?
    Na hipótese da 3ª vez, deverá ainda estar na garantia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim. é verdade. se voce tiver 3 ordens de serviços em mãos é troca imediata ou reembolso

      Excluir
    2. Fui no Procon essa semana e me informaram que são apenas dois laudos técnicos para poder reclamar o reembolso direto no Procon para mediação.

      Excluir
    3. Fui no Procon essa semana e me informaram que são apenas dois laudos técnicos para poder reclamar o reembolso direto no Procon para mediação.

      Excluir
  7. deixei meu celular no correio faz 20 dias e rastreie o aparelho e descobri que ele ainda não chegou na assistência técnica, gostaria de saber se devo contar os 30 dias a partir da data do correio ? se caso não receber em 30 dias qual seria o tempo para devolução do dinheiro ou ter novo produto ?

    ResponderExcluir
  8. O prazo de 30 dias é contado assim que o aparelho chega na a ssistencia ou assim que é postado bossa correio??

    ResponderExcluir
  9. meu celular ja faz mais de 30 dias que esta na assistencia , ja fui varias vezes na loja e não me deram outro porque disse que o celular ja foi consertado e esta a caminho. mas o celular nuca chega oq eu faço agora?

    ResponderExcluir
  10. meu celular ja faz mais de 30 dias que esta na assistencia , ja fui varias vezes na loja e não me deram outro porque disse que o celular ja foi consertado e esta a caminho. mas o celular nuca chega oq eu faço agora?

    ResponderExcluir
  11. Quem e que deve mim re embolsar se o meu produto não for concertado e eu quinze r meu dinheiro de vouta

    ResponderExcluir
  12. Quem e que deve mim re embolsar se o meu produto não for concertado e eu quinze r meu dinheiro de vouta

    ResponderExcluir
  13. Meu video game nunca teve defeito aiEu levei meu video game para atualizar a assistência técnica aqui onde eu moro ai atualizou nao passou uma semana nao queria pegar nenhum jogo ai eu levei novamente pq ele deu 5 meses de garantia ai cheguei la ele me cobro mais 190 pq disse que zuo o leitor ai eu paguei ai passou duas semana la quando fui pegar ai ele deu mais 8 meses de garantia funcionou uma semana ai nao queria ler dnv ai levei novamente ai como faço pq ele da aa garantia mais essa garantia nunca combre pq ele arruma sempre um defeito ? alguem pode me ajudar nao sei oque faco ?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O prazo de 30 dias é contado assim que o aparelho chega na a ssistencia ou assim que é postado nos correio??

    ResponderExcluir
  17. O prazo de 30 dias contados e a partir da data de depósito nos Correios ou quando chega na assistência técnica? São 30 dias úteis ou corridos?

    ResponderExcluir